Seller Veículos




Direção assistida? Saiba como ela te ajuda a estacionar!

09/12/2020

Direção assistida? Saiba como ela te ajuda a estacionar!

A direção assistida é um sistema que ajuda o motorista a fazer menos esforço na hora de esterçar o volante. Nos veículos que não contam com essa assistência, girar a direção costuma ser mais difícil pois o volante é mais pesado. As direções assistidas mais comuns são: Direção Hidráulica, Direção Eletro-Hidráulica ou Direção Elétrica e cada uma delas tem seu funcionamento de um jeito diferenciado. Direção hidráulica A mais conhecida utilizada em muitos modelos populares. Para a direção ficar mais leve, é utilizado uma bomba hidráulica que faz circular um óleo dentro da caixa de direção. Essa lubrificação reduz o atrito e torna mais fácil a manobra para o motorista. Esse sistema é impulsionado pela força do motor e só funciona com o carro ligado. O sistema precisa de manutenção periódica, de acordo com o manual de cada carro. A principal desvantagem deste tipo de direção para as outras é que por depender do funcionamento do motor, pode tirar um pouco de força dele, fazendo com que o consumo seja ligeiramente maior.



Direção Eletro-hidráulica A direção eletro-hidráulica tem o funcionamento semelhante a direção hidráulica. No entanto, tem a vantagem de não 'roubar" a forçar do motor. Neste modelo, um dispositivo elétrico aciona a bomba de óleo e faz o fluido circular. Isso evita a perda de potência do carro e consequentemente ajuda a economizar combustível. Assim como qualquer sistema este também necessita manutenção conforme manual do proprietário. Outra vantagem deste sistema, é a possibilidade de variação no nível de assistência da direção, conforme a programação do fabricante. Esse modelo costuma ter a direção “ligeiramente” mais leve do que as direções hidráulicas convencionais.



Direção elétrica A Direção Elétrica possui um motor elétrico acoplado à caixa de direção. Portanto, dispensa a bomba hidráulica e os seus fluidos. Os veículos atuais vêm equipados com esse tipo de assistência e as vantagens são maior conforto e melhor dirigibilidade. Não há perda de potência do motor, o que contribui para diminuir custos com combustível e manutenção. Como o sistema é totalmente elétrico, o nível de assistência da direção pode ser bastante elevado o que torna a manobras com o carro mais fácil na cidade. Além disso, há a possibilidade de variar o nível de atuação do motor elétrico dependendo da velocidade do carro. Agora você já sabe como funciona os sistemas mais utilizados de assistência de direção para tornar o dia a dia dos motoristas mais confortável e econômico quando o assunto é manobrar o carro.

Veículos com garantia e qualidade.

Separamos os melhores veículos premium para que a sua satisfação com a seja única e marcante.


Top